12 abril 2005

Chegou a vez de elogiar um crítico



Numa altura em que um filme como A Cara que Mereces de Miguel Gomes recebe elogios fervorosos por parte da crítica nacional e internacional, eis que Mário Jorge Torres, colaborador do Y, ousa erguer a voz e dar a pontuação mínima a esta patetice sem tom nem som.
Confesso que andava realmente preocupada. Recordo-me de ter lido, no Expresso de 9 de Outubro, o artigo “Caça aos gambozinos” de Francisco Ferreira. Nesse texto, liam-se frases prodigiosas como faz todo o sentido que o filme, num gesto que agradaria a Buñuel, deixe cair a personagem porque os anões “são” Francisco e A Cara que Mereces, na sua doçura contagiante, é um filme sombrio. Quanto a mim, se me permitem a opinião, quer-me cá parecer que Buñuel pagaria para não ter de aturar tal fastio. E, já agora, qual “doçura contagiante”? Estará Francisco Ferreira a fazer alusão à cansativa abundância de pseudo-simbolismos? Ou estará a referir-se à mediocridade dos actores? Ou será que se esqueceu de que a dicção de todos os participantes é lamentável?
Agora que li a opinião de Mário Jorge Torres já me sinto mais descansada. Ainda bem que, apesar dos prémios e congratulações que esta película recebeu, há cabeças pensantes e destemidas no universo da crítica cinematográfica que se faz em Portugal.

3 comentários:

gonn1000 disse...

Também li o artigo, que aliás contrastou com os da restante equipa do "Público". Quanto ao filme, não gostei, foi mesmo dos piores que vi ultimamente, e confesso que até tinha alguma expectativa...0/5.

Anónimo disse...

"A Cara que Mereces" é, como uma vez escreveste, "o filme que não merecemos". É uma película tão absurda que se torna insuportavelmente entediante e tão pretensiosa que perde qualquer longínquo potencial de credibilidade. Numa palavra, o filme é INTRAGÁVEL!

Também eu tive uma náusea quando li o artigo de Francisco Ferreira, e dei uma gargalhada quando vi o zero com que Mário Jorge Torres o distinguiu. Ainda bem que há críticos que não têm papas na língua nem pruridos em desafiar a aura de "enfant terrible" do cinema português que se vem criando em torno de Miguel Gomes.

Anónimo disse...

Bom dia... eu por outro lado nao li artigo nenhum... pouco percebo de cinema... e adormeço constantemente a ver filmes!! No entanto queria dar um grande beijinho para a minha amiga Mafalda q aqui está a construir uma coisa mt bonita. Sem mais enredos e guiões aqui fica um grande bem haja para este blog. Beijo Grande