06 setembro 2007

E começou ontem

Foi um sucesso, um verdadeiro acontecimento cultural. 800 pessoas dirigiram-se até ao São Jorge para assistirem à sessão de abertura do MOTELx. Aqui ficam os textos que escrevi para os filmes de ontem. Espero que sirvam para vos aguçar o apetite.
Sangue sobre vermelho (2006)
Portugal, 12’, Cor

Realizador – Pedro Baptista
Personagens principais – Pai (João Urbano), Avó (Urbana Conceição Jesus), Mariana (Ana Raquel Ramos) e Caçador (António Garcia).
Fotografia – Rui Poças
Montagem – Pedro Baptista

Mariana, uma moderna Capuchinho Vermelho, vive com a avó e teme os comportamentos sombrios do pai.
Rui Poças, director de fotografia de filmes tão díspares como Odete (2005), A Cara que Mereces (2004) ou Pesadelo cor-de-rosa (1998), assina a fotografia desta curta-metragem filmada numa casa de xisto, algures na vila de Arganil.


The American Nightmare (2000)
Estados Unidos da América, 73’, Cor

Realizador – Adam Simon
Com a participação de George Romero, Wes Craven, Tom Savini, Tobe Hooper, David Cronenberg e John Carpenter.
Fotografia – Immo Horn
Montagem – Paul Carlin

Os Estados Unidos da América em 1968. O ano em que os americanos testemunharam os assassinatos de Martin Luther King e de Robert Francis Kennedy; o ano em que o povo americano continuou impossibilitado de lutar contra a matança na guerra do Vietname; o mesmo ano em que George Romero conclui Night of the Living Dead.
Os Estados Unidos da América em 1972. A fotografia de uma criança nua a fugir aterrorizada de um bombardeamento de napalm torna-se capa das principais publicações nos Estados Unidos da América e no mundo inteiro; Wes Craven apresenta The Last House on the Left.

Ao mesmo tempo que a América tentava ultrapassar uma sucessão de pesadelos que acabou por durar vinte anos, dois realizadores estreavam as suas primeiras obras cinematográficas. Jovens, rodeados por uma nação sofrida e revoltada, George Romero e Wes Craven iniciavam-se nas lides que os tornariam Mestres do Terror. E não estavam sozinhos. Aquela foi também a época de arranque para Tom Savini, actor e especialista em efeitos especiais; Tobe Hooper, realizador de The Texas Chain Saw Massacre; David Cronenberg, realizador do clássico A Mosca e John Carpenter, responsável por Halloween.

Todos eles partilhavam os Estados Unidos da guerra, da brutalidade e da inutilidade dos bombardeamentos aéreos, dos hippies contra a violência e adeptos do amor livre, do Festival de Woodstock de 1969, das insurreições estudantis, dos milhares de jovens que se negaram a servir no exército, das revoltas feministas, do discosound e do american dream do final dos anos 70 que viria a dar lugar a uma geração de yuppies.

Todos partilhavam as mesmas memórias cinematográficas, todos faziam vénias a personagens como o lobisomem e a actores como Bela Lugosi. E agora, graças a este documentário, The American Nightmare, todos eles estão ali mesmo à nossa frente, com as idiossincrasias à flor da pele. É a possibilidade, enquanto espectadores devotos, de conviver com os grandes óculos de massa de George Romero, com os olhos pequenos mas tão intensos de David Cronenberg e com a fotografia de Tom Savini em plena guerra. Mais do que isso, é a oportunidade de rever sequências de clássicos como Shivers ou Dawn of the Dead e de compreender a devastidão que cercou aqueles que, nas palavras de Tom Savini, sempre gostaram de assustar os outros e que acabaram por viver as mais reais e assustadoras situações. Aqueles que, muito provavelmente, escolheram o Cinema de Terror para reflectir sobre o seu próprio medo.

04 setembro 2007

Orgulho em ser portuguesa - IV

...

Orgulho em ser portuguesa - III

O Milagre segundo Salomé (2004)

Orgulho em ser portuguesa - II


A Costa dos Murmúrios (2004)
Noite Escura (2004)
Alice (2005)

Orgulho em ser portuguesa - I

A Passagem da Noite (2003)

Paul Celan

Fuga da morte

Leite negro da madrugada bebemo-lo ao entardecer
bebemo-lo ao meio-dia e pela manhã bebemo-lo de noite
bebemos e bebemos
cavamos um túmulo nos ares aí não ficamos apertados
Na casa vive um homem que brinca com serpentes escreve
escreve ao anoitecer para a Alemanha os teus cabelos de oiro
Margarete
escreve e põe-se à porta da casa e as estrelas brilham
assobia e vêm os seus cães
assobia e saem os seus judeus manda abrir uma vala na terra
ordena-nos agora toquem para começar a dança

Leite negro da madrugada bebemos-te de noite
bebemos-te pela manhã e ao meio-dia bebemos-te ao entardecer
bebemos e bebemos
Na casa vive um homem que brinca com serpentes escreve
escreve ao anoitecer para a Alemanha os teus cabelos de oiro
Margarete
Os teus cabelos de cinza Sulamith cavamos um túmulo nos ares
aí não ficamos apertados

Ele grita cavem mais fundo no reino da terra vocês aí e vocês
outros cantem e toquem
leva a mão ao ferro que traz à cintura balança-o azuis são os seus
olhos
enterrem as pás mais fundo vocês aí e vocês outros continuem
a tocar para a dança

Leite negro da madrugada bebemos-te de noite
bebemos-te ao meio-dia e pela manhã bebemos-te ao entardecer
bebemos e bebemos
na casa vive um homem os teus cabelos de oiro Margarete
os teus cabelos de cinza Sulamith ele brinca com as serpentes

E grita toquem mais doce a música da morte a morte é um mestre
que veio da Alemanha
grita arranquem tons mais escuros dos violinos depois feitos fumo
subireis aos céus
e tereis um túmulo nas nuvens aí não ficamos apertados

Leite negro da madrugada bebemos-te de noite
bebemos-te ao meio-dia a morte é um mestre que veio da Alemanha
bebemos-te ao entardecer e pela manhã bebemos e bebemos
a morte é um mestre que veio da Alemanha azuis são os teus olhos
atinge-te com bala de chumbo acerta-te em cheio
na casa vive um homem os teus cabelos de oiro Margarete
atiça contra nós os seus cães oferece-nos um túmulo nos ares
brinca com as serpentes e sonha a morte é um mestre que veio
da Alemanha

os teus cabelos de oiro Margarete
os teus cabelos de cinza Sulamith

Paul Celan, Sete rosas mais tarde, Cotovia, 2006
Tradução de João Barrento

26 agosto 2007

Pequena missiva

Caríssimos leitores do Mise en Abyme,
E bom, lá acabaram as férias. Foram uns dias fantásticos em que descobri coisas realmente profícuas. Descobri, por exemplo, que o grande José Cid tem melhor currículo do que a nossa Ministra da Cultura (entrevista ao JN de 18 de Agosto) e que uma das filhas de Bénard da Costa elege Big Fish como o filme da sua vida (Pseudo-documentário sobre a vida de João Bénard da Costa transmitido pela RTP2). Ora digam lá se estas não são descobertas dignas de nota!
Antes que perguntem, também tive tempo para ver vários filmes. Deixo-vos com os meus eleitos. Verão que passei algum tempo na companhia de Alfred Hitchcock. Demo-nos muito bem.
The Man Who Knew Too Much
Frenzy
Dial M for Murder
Hush
The Deer Hunter
The 39 Steps
Family Plot

30 julho 2007

Ingmar Bergman (1918 - 2007)


Deito fora as imagens,
Sem ti para que me servem
as imagens?
-
Preciso habituar-me
a substituir-te
pelo vento,
que está em toda a parte
e cuja direcção
é igualmente passageira
e verídica.
-
Preciso habituar-me ao eco dos teus passos
numa casa deserta,
ao trémulo vigor de todos os teus gestos
invisíveis,
à canção que tu cantas e que mais ninguém ouve
a não ser eu.
-
Serei feliz sem as imagens.
As imagens não dão
felicidade a ninguém.
-
Era mais difícil perder-te,
e, no entanto, perdi-te.
-
Era mais difícil inventar-te,
e eu te inventei.
-
Posso passar sem as imagens
assim como posso
passar sem ti.
-
E hei-de ser feliz ainda que
isso não seja ser feliz.
-
Raul de Carvalho

27 julho 2007

Férias com Kim Novak








A Kim e eu vamos de férias com o Alfred e o Billy. Voltaremos no final de Agosto.
Até lá, o Mise en Abyme deseja umas óptimas férias a todos aqueles que vivem no cinema.

25 julho 2007

MOTELx - 2007



MOTELx – Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa

Aviso:
Far-se-ão muitas e muitas vénias aos Mestres Vivos do Terror e bater-se-ão muitas e muitas palmas à retrospectiva integral da obra do mexicano Guillermo del Toro, aquele que agrada tanto ao mainstream como ao alternativo.
(Para aqueles com pior memória, aconselha-se uma visitinha a estas bandas.)

19 julho 2007

European Film Festival

Bernardo Bertolucci e Pedro Almodóvar vão estar em Portugal em Novembro, na primeira edição do "European Film Festival", o primeiro grande evento português dedicado ao cinema que se faz na Europa.
- -
O evento vai ser coordenado por Paulo Branco, que conta com o apoio de Bertolucci enquanto conselheiro. A colaborar com o produtor português vão estar também Serge Toubiana, director da Cinemateca de Paris, e José María Prado, director da Filmoteca Espanola, em Madrid. "O nosso objectivo é que este festival ocupe um espaço que ainda não existe em Portugal: um grande festival de dimensão internacional, ao nível dos já existentes noutros pontos da Europa e do globo", resumiu Paulo Branco.
- -
Durante o certame, que se realiza no Estoril entre 8 e 17 de Novembro, 14 filmes vão competir pelo título de "melhor", decisão que vai ser tomada por um júri ligado a várias áreas. Da programação fará parte também a maior e mais completa retrospectiva da obra de Pedro Almodóvar alguma vez exibida. O realizador espanhol já confirmou que vai estar no Estoril para acompanhar a mostra. O festival inclui ainda uma homenagem ao realizador norte-americano David Lynch, mostras paralelas e vários momentos de discussão e reflexão.
SIC Online

16 julho 2007

Desafinado - Tom Jobim

Para o Nuno,
para revelar a minha enorme gratidão por ter sido fotografada na tua Rolleyflex.

14 julho 2007

Paula Rego

O meu pai tinha livros com estas coisas e metia-me medo com o Inferno de Dante. As gravuras do Goya são os Disparates, os Desastres da Guerra, essas coisas todas famosas. Tinha lá essas coisas que eu via, não é? Terríveis coisas. Gostava… o terrível é bom.

(…)

É a coisa mais corrente, a pedofilia, a coisa mais corrente do mundo. Os meninos da Casa Pia, aquela coisa toda, estes eram dos Salesianos e eram de boas famílias. Tinham essa vantagem, iam para casa e os pais não lhes batiam, ou se calhar também se metiam com eles. Mas era uma coisa que acontecia, eu sei que acontecia. O meu primo andava na escola e sabia perfeitamente. Nem tem nada de extraordinário, isso. É a raça humana. As mulheres também fazem outras maldades.

(…)

Adoro ir ao cinema, adoro o Almodóvar e o del Toro e essa gente toda que faz aquelas coisas maravilhosas. Gosto mais de ver filmes do que ver vídeos de arte.

Paula Rego em entrevista à revista Tabu.
13 de Julho de 2007

12 julho 2007

TODAY IS THE DAY


Organizado por estes senhores.
Participação especial (!!!) da Wasted Blues e de mim mesma.

06 julho 2007

Liv Ullmann

Sempre o mesmo fascínio, a mesma incredulidade face a tal beleza, a tal capacidade de comunicar com os olhos, a tal enorme talento. E a câmara de Bergman? Tão segura de si, tão ciente da missão que lhe coube.
Este mês, na Cinemateca, o mesmo mês em que Ingmar Bergman comemora 89 anos, a rara oportunidade de encontro entre nós, devotos, e muita da obra do Mestre.
Até lá.

05 julho 2007

Obrigada pelo convite

A convite do meu dilecto Acossado,

Últimos cinco livros que li:

1) A procura do amor,
Nancy Mitford
2) Época de acasalamento, P. G. Wodehouse (a ser lido!)
3) Herman, Lars Saabye Christensen
4) O código dos Wooster, P. G. Wodehouse
5) O Nariz, Nikolai Gógol

Passo a palavra à minha querida Conchinha, ao meu perito musical, ao contemplador mor, ao meu primo e ao inconsolável cinéfilo.

01 julho 2007

Gordon Brown


Convenhamos que mesmo canastrão e sem o carisma necessário, Gordon Brown já merecia uma homenagem aqui no Mise en Abyme por esta saída tal qual John Wayne abandonando um saloon.
Obrigada Tiago! :)