04 dezembro 2005

Proposta de discussão - XI

Gandhi (1982)
Schindler's List (1993)

Suspect Zero (2004)
Oliver Twist (2005)
Eis alguns exemplos comprovativos da enorme versatilidade de Ben Kingsley. Pareceu-me que estava na altura de prestar homenagem a um dos actores que tem tido mais "caras" no grande ecrã.
Aqui fica mais uma oportunidade para discutirmos sobre cinema.
Até breve!

5 comentários:

Daniel Pereira disse...

Não vi o "Gandhi" (já toda a gente o viu não é?) nem o "Suspect Zero". De resto, achei-o melhor em "Schindler's List", embora ofuscadíssimo pelo portentoso Ralph Fienes, do que no último "Oliver Twist" onde não gostei de o ver, nem do próprio filme.

Hugo disse...

Confesso que ainda não tive oportunidade (leia-se tempo) de ver o Oliver Twist do Roman Polanski.

Quanto ao Ben Kingsley é, de facto, um dos mais versáteis actores da actualidade... e em "gandhi" teve uma performance que torna totalmente inesquecível o seu desempenho. É um papel iconográfico.

Mafalda, eis mais uma das minhas "wild ideas". Em homenagem a um vetusto programa da velha RTP 2, de seu nome "o filme da minha vida" (programa com o qual eu - e muita gente, creio- tive a minha iniciação ao mundo do cinema), porque não um post sobre "o filme da minha vida", i.e., o filme que mais nos marcou. Avançando uma resposta, da minha parte, o eleito é "Zorba, o Grego" de Michael Cacoyannis... (há muito melhor tecnicamente eu sei, mas este marcou muito quando o vi pela primeira vez, a par de Cinema Paradiso e de Rocco e os seus irmãos).

Anónimo disse...

Ola Mafalta, nao te conheco mas pareceu-me interessante o teu blog. Tudo o que fale de cinema e'.
Ben Kingsley e' fenomenal sem duvida, mas nao esquecamos o esquecido Gary Oldman! Ele fez de tudo e mais alguma coisa! Dracula, Zorg no 5o elemento, padrinho do Harry Potter, tantas personagens e tao diferentes que muitas vezes nem conseguimos perceber que dele se tratava! Ai esta um grande actor, um que nao escolhe papeis para atingir fama, mas pelo desafio.

Mafalda Azevedo disse...

Olá Daniel!
Embora não tenha adorado o último filme de Roman Polanski, gostei bastante do trabalho de Ben Kingsley e da sua caricatura do Mal.

Hugo!
Vamos a isso! Dentro de algumas horas, apresentarei essa "proposta de discussão". :)

Bem-vindo José Maria!
De facto o Gary Oldman tem tido pouca atenção por parte dos espectadores de cinema... No meu caso, não o acho assim tão fantástico... Penso que a sua forma de representar precisa de mais audácia.

Obrigada a todos pelos comentários!

Mariana disse...

Um filme que superou completamente as minhas expectativas (principalmente pelo trabalho dos actores): House of Sand and Fog. Ben Kingsley está brilhante, a meu ver. Quanto à versatilidade, concordo plenamente, acho que é esse mesmo o segredo de um grande actor (que B.K. sem dúvida é): o talento , trabalho e inteligência para gerir a carreira e superar-se a si mesmo nos desafios.