15 outubro 2008

Marlon Brando



O fundador do processo do Método de representação era, como é óbvio, Konstantin Stanislavsky, do Teatro de Arte de Moscovo. Os membros do Group Theatre seguiram Stanislavsky à risca: "A criatividade do actor tem de vir de dentro."
"O Método" do Group Theatre mudou para sempre a maneira de representar do teatro americano. Até aí, a representação tinha sido estilizada, artificial – representação exterior em vez de interior. "A dicção era teatral, a emoção não era sentida até ter chegado Stella", disse Marlon uma vez. "Por causa de Stella, eu, juntamente com outros, aprendemos a exprimir verdadeiramente a emoção interior de uma personagem. A motivação veio de dentro das nossas almas. Depois de Stella, os actores não se safavam com aquela porra de pôr a mão na cabeça e franzir a cara de dor para indicar desespero, esse tipo de merdas!"
Brando mas pouco
Darwin Porter
p. 20

Ainda vou na página 126 desta biografia escabrosa, de quase 800 páginas, e Marlon Brando já teve experiências sexuais com Marilyn Monroe, Stella Adler, Marlene Dietrich, Montgomery Clift e toda a espécie de prostitutas e prostitutos. Se soubesse o que sei hoje, talvez preferisse não ter começado este livro.


Sem comentários: