19 julho 2007

European Film Festival

Bernardo Bertolucci e Pedro Almodóvar vão estar em Portugal em Novembro, na primeira edição do "European Film Festival", o primeiro grande evento português dedicado ao cinema que se faz na Europa.
- -
O evento vai ser coordenado por Paulo Branco, que conta com o apoio de Bertolucci enquanto conselheiro. A colaborar com o produtor português vão estar também Serge Toubiana, director da Cinemateca de Paris, e José María Prado, director da Filmoteca Espanola, em Madrid. "O nosso objectivo é que este festival ocupe um espaço que ainda não existe em Portugal: um grande festival de dimensão internacional, ao nível dos já existentes noutros pontos da Europa e do globo", resumiu Paulo Branco.
- -
Durante o certame, que se realiza no Estoril entre 8 e 17 de Novembro, 14 filmes vão competir pelo título de "melhor", decisão que vai ser tomada por um júri ligado a várias áreas. Da programação fará parte também a maior e mais completa retrospectiva da obra de Pedro Almodóvar alguma vez exibida. O realizador espanhol já confirmou que vai estar no Estoril para acompanhar a mostra. O festival inclui ainda uma homenagem ao realizador norte-americano David Lynch, mostras paralelas e vários momentos de discussão e reflexão.
SIC Online

2 comentários:

Mafalda Azevedo disse...

Devo confessar que, com o Paulo Branco à frente do leme, tenho algum medo de que fique tudo em águas de bacalhau…

Façamos figas!

Miguel Marujo disse...

[Nota de somenos, ou não ;)] Almodóvar pode fazer-se acompanhar de... Penélope.