22 agosto 2005

Proposta de discussão - VII


Al Pacino


Anthony Hopkins


Bill Murray


Cary Grant


Edward Norton


Jack Nicholson


James Dean


James Stewart


John Cassavetes


Paul Newman




Robert De Niro


Rowan Atkinson

Aqui fica a minha resposta à sugestão de discutirmos sobre grandes actores. Em vez de elaborar uma lista exaustiva, preferi referir os primeiros nomes que me vieram à cabeça. Aguardo acrescentos e / ou discordâncias.

25 comentários:

André Lamelas disse...

Eu diria que falta um Bogart e um Brando. :)

Anónimo disse...

Falta um Van Damme ou um Seagal :)

Anónimo disse...

lol essa última sugestão não podia estar mais diametralmento oposta :P

Apesar de bastante mais novo que a média, acho que o Johnny Depp já começa a merecer o seu lugar de destaque pela sua versatilidade e boa prestanção, mesmo quando os filmes não são obras de arte.

Quanto à selecção, Mafalda, não podia estar melhor especialmente com Al Pacino em 1º. Já agora, eles não estão ordenados por ordem de importância, ou estão?

Mafalda Azevedo disse...

Olá JTC!

Concordo inteiramente! O Johnny Depp tem provado que é um grande actor. Basta que nos lembremos de filmes como Edward Scissorhands , Ed Wood , The Ninth Gate e a mais recente obra-prima de Tim Burton. Aliás, aproveito para sugerir efusivamente que vejam Charlie and the Chocolate Factory.

Quanto à ordem, limitei-me a seguir o alfabeto. Torna-se mais fácil!

Anónimo disse...

Falta aí o Steve McQueen. Beijinhos.

Mafalda Azevedo disse...

O Steve McQueen... Só na música da Sheryl Crow...

Like Steve McQueen
All I need's a fast machine
I'm gonna make it all right
Like Steve McQueen
Underneath your radar screen

Duarte Aguiar disse...

Porquê? O filme das 24 Horas de Le Man é um grande filme com um grande actor.

Hugo disse...

Steve McQueen só se fosse o de Papillon...e mesmo assim...não sei não.

Acho que falta lá o bom do Anthony Queen: La Strada (Fellini) e Zorba the Greek (Cacoyannis) mais do que justificam a inclusão.

Falta, certamente, (pelo menos, na minha óptica) o Marcelo Mastroiani...em "La Dolce Vitta" e "8 1/2" (ambos de Fellini) ele é inesquecível.

Concordo plenamente com o Edward Norton. Ele é "o" actor desta nova geração: American History X, Fight Club e mesmo People Vs Larry Flint dizem tudo. (o Johnny Depp é um bocado mais velho, mais também é muito bom)

Acho que talvez falte um Alain Delon. Apesar de achar que ele é o canastrão (Coisa que irrita as minhas amigas. Canastrão=indivíduo monocórdico mas que fica terrivelmente bem na tela. Da mesma forma que há fotogénicos, ele é "cinegénico") em "O eclipse" (Antonioni) e "Rocco e i suoi fratelli" e no (papel secundário) de "Il Gattopardo" (Visconti) é inesquecível.

Plenamente de acordo com o Philippe Noiret. Genial, genial... também concordo com o De Niro embora ache que, desde "once upon a time in america" (Leone) perdeu a "facilidade" de fazer grandes papéis. Dito de outro modo, não parece tão natural na tela..(talvez seja defeito meu)

Alonguei-me, como sempre, mil perdões.

Mafalda, uma vez mais, parabéns pelo Blog

Duarte Aguiar disse...

Mafalda, parece-me que merece estar entre os eleitos. ;)

Beijinhos

Anónimo disse...

De facto existem muitos bons actores fora do circuito americano... Mas não diria só europeus, já vi muito bons actores em cinema asiático mas infelizmente não têm notoriedade suficiente para que os seus nomes sejam reconhecidos.

Concordo e apoio a sugestão de verem o Charlie and the Chocolate Factory! É uma viagem à loucura infantil de Tim Burton com Johnny Depp a dar, também, o seu toque de insanidade ;)

Já agora, quando se coloca a questão: "melhores actores" estamos apenas a considerar o género masculino? Se sim, fica a sugestão de uma discussão de melhores actrizes :)

Anónimo disse...

Mafalda:

E o Paul Giamatti?

Jorey

Anónimo disse...

Concordo com a maior parte dos nomes da lista.
Acho que o Bogey, o Burton, o O´Toole,o Brando, o Depp, o Penn e o Gary Cooper são o grandes nomes em falta.
Em relação ao Norton, concordo que seja um dos maiores da sua geração. Pena que seja também um dos menos aproveitados. Mas o 25th Hour e o American History X já lhe garantiram um lugar na história.
Acho que o Bardem e o Carrey são grandes actores mas não têm tido o valor devido.
E claro, onde está o Marcello Mastroiani?
Continua o excelente blog que aqui tens!

Anónimo disse...

Fã incondicional do Edward Norton, acho que esta lista tem uma falha imperdoável: Sean Penn.
Interpretações em "I am Sam", "21 Grams",Mystic River", "The Assassination of Richard Nixon"(absolutamente genial) deviam chegar e sobrar para ter entrada directa nesta lista.

Hugo disse...

Atirei com tanto nome para a "fogueira" e, inexplicavelmente, não referi: JEAN-PIERRE LÉAUD.

Quem não se lembra do pequeno Antoine Doinel de "les 400 coups" ou do mais velho Doinel de "Baisers Volés". Mas Léaud deu-nos (ainda) mais interpretações inesquecíveis: "Les deux anglaises et le continent", "la nuit américaine" (ambos de Truffaut, tal comos os referidos anteriormente), "Masculin Fémini" (Goddard) e até num papel secundário do filme "maldito": "the last tango in paris" (Bertolucci).

Acho que se justifica a inclusão ou não.

A propósito de um comment meu anterior: há um filme onde De Niro se supera (para além de "the deer hunter" de michael cimino" ou de "raging bull" de scorcese): "Novecento" (Bertolucci). Quanto ao resto, mantenho o que disse. Desde once upon a time in america que perdeu a naturalidade, acho eu...

Anónimo disse...

Muito respeitável lista indeed.

Gostava de deixar aqui dois actores que considero absolutamente geniais e absolutamente subaproveitados e com 1 reconhecimento fraquíssimo atendendo a TUDO o que eles são: Alan Rickman e James Spader.
São escolhas veementemente pessoais atendendo ao quanto os acho marcantes.

Também gostaria de sublinhar que actores como Steve Coogan, Dennis Leary, Harry Dean Stanton, Bruno Ganz, James Coburn, Martin Landau, etc mereciam mais carinho.

Considerações: melhor vilão de sempre: Alan Rickman(Die Hard) / melhor herói de sempre: Kurt Russel(Big Trouble in Little China) (isto até podia dar outra proposta de discussão:)

Cumprimentos

Mafalda Azevedo disse...

Olá a todos!
MUITO obrigada pelas sugestões!
Vamos então por partes... É verdade que sou uma grande admiradora de Paul Giamatti mas prefiro aguardar pelos próximos filmes para ter mais certezas sobre o seu valor.
Quanto ao Sean Penn... Lamento mas discordo. É verdade que já o vimos em grandes momentos (a maior parte das cenas de I Am Sam, por exemplo) mas também é verdade que o senhor Sean Penn tem alturas em que se limita a ligar uma espécie de piloto automático... O que fica é a sensação de que tanto podíamos estar a ver o Tobin Keller do The Interpreter ou o Jimmy Markum do Mystic River.

É verdade que uma lista nunca está completa e esta teve uma elaboração especialmente rápida. Claro que faltam por aqui muitos nomes europeus. Mais uma vez, obrigada pelas sugestões!

P.S. Foi surpreendente ler nomes como Javier Bardem, Jim Carrey, Alan Rickman e Martin Landau. Boas escolhas! Quanto a mim, talvez me tenha faltado um Michael Caine...

Mafalda Azevedo disse...

Caro Bufas,
Ligeiramente distraído, não? O Paul Newman até teve direito a uma bela fotografia!
Volta sempre!

Francisco Mendes disse...

Eu voto no Johnny Depp e no Russell Crowe.
Cumprimentos!

Anónimo disse...

ai, é a primeira vez que vos vejo e já vou meter a colher...

hugo alves falou no Anthony Queen! Falta mesmo! e o peter sellers...

e apetece-me procurar uma boa foto do bardem para postar! :)

Grande blog! parabéns!

Pastel de nata
(not a blogger, no, not yet..)

Anónimo disse...

Eu continuo a votar no Sean Penn,e estou em completo desacordo com a opinião da Mafalda sobre o assunto.
É a segunda vez que discordo totalmente com a opinião da "especialista"(a primeira foi quanto à qualidade do "Crash"),o que se calhar até é saudável.Vive la diference!

Mafalda Azevedo disse...

Caro Manuel,

O Mise en Abyme foi criado para ser um centro de discussão onde todos podem opinar sobre assuntos relativos à Sétima Arte.
Se concordássemos todos uns com os outros, não valia a pena criar este blog. Ainda bem que discordamos nesses dois pontos!
Voltando à conversa sobre grandes actores, devo assumir que estou arrependida de não ter incluído o Gene Hackman. Acabei de ver The French Connection I / II e apercebi-me, mais do que nunca, do génio interpretativo que se esconde por detrás desse nome.

Anónimo disse...

Sem dúvida alguma que esta lista por mais bem recheada que esteja com nomes como Al Pacino, Anthony Hopkins, Jack Nicholson, James Dean, Robert De Niro ou Rowan Atkinson estará, para mim, sempre muito longe de estar completa quando se confirma a ausência do Marlon Brando.

Ficará para sempre marcada na minha memória a cena d'O Padrinho em que ele se sente mal na horta que tem no quintal onde brincava com o neto.

Não vale a pena referir mais momentos quer para o Marlon Brando quer para qualquer um dos restantes que mencionei. Qualquer um deles está cheio deles, se não estivesse desta lista não fariam parte.

Abraços.

Anónimo disse...

Steve McQueen... sem dúvida alguma nem que seja só pelo facto de ter feito as melhores perseguições da história do cinema!
Outro actor muito bom e que tem que aparecer nessa lista é sem dúvida alguma Harrison Ford! Ele participou e protagnisou váriso dos melhores filmes do século passado! E até nem falo do "Starwars", podemos passar logo ao "Blade Runner" e muitos outros!
O Mel Gibson também deveria constar dessa lista!
Comprimentos
PS- Peço desculpa á senhora professora por qualquer erro ortográfico cometido pela minha pessoa!

Anónimo disse...

Ao ler os diversos comentários estranhei que ninguem se tivesse lembrado da versatilidade de Dustin Hoffman.

Anónimo disse...

Em relação à lista original acrescentaria o Marlon Brando,o Marlon Bradon e o Marlon Brado mais o Steve Macqueen, o Johnny Depp, o Jean Louis Trintignant, o Jean Pierre Léaud que é sempre igual mas tão especial que merece destaque, o Gérard Depardieu (pois é, apesar de tudo há que não esquecer os maravilhoso papeis que fez com o Truffaut entre outros), harvey keitel e... assim de repente não me estou a lembrar de mais niguém