01 janeiro 2005

Bem-vindos

O que é o cinema? É uma sala, uma projecção, espectadores, um movimento ilusório de imagens, um fantasma que se cria, um jogo sugestivo (por vezes alucinante) de emoções, do recalcado, do nosso próprio cinema. São existências ideais, um espelho-espectáculo, reacções a uma hipnose, a tomada de desejos pela realidade ou a transposição destes para uma nova realidade: a do espectador. O cinema actua nas nossas existências como o processo fílmico de mise en abyme: está encaixado em nós e reproduz a nossa própria vida.
Assim, surgiu a ideia de escrever sobre todo o cinema. Sobre o nosso, mas que também é de todos. Sugerimos então este espaço de reflexão, de idealização, de homenagem e de tributo ao cinema que vemos e que criamos: uma dolce vita, uns morangos silvestres, uma janela indiscreta ou uma fúria de viver. Sejam bem-vindos.
Francisco Valente e Mafalda Azevedo

2 comentários:

Duarte Aguiar disse...

Parabéns pelo Blog. Espero conseguir acompanhar todos os vossos posts para aumentar a minha cultura geral cinematográfica.


Beijinhos e Abraços

Aconduzir® :)

Anónimo disse...

É a primeira vez que vejo este site, basicamente fui "levado" a vê-lo pela Mafalda mas ainda bem que tal aconteceu. Gosto da vossa ideia de criar um site que além de fazer criticas a filmes, também nos leva a navegar pela net, por site por vós aconselhados que além de nos incutir cultura cinematografica também abre os nossos olhos para uma visualização de filmes "not hollywood", filmes tão bons ou melhores que os filmes dos "oscares". Continuem a publicitar filmes portugueses e já agora gostaria de ler uma critica vossa sobre dois filmes: "Belleville Rendez Vous" e "Fahrenheit 9/11", são filmes distintos com pouco ou mesmo nada a haver um com o outro mas espero vir a ler uma critica sobre um deles, um por ser uma animação e também por ainda não ter ido ver o filme e só estou à espera de mais um incentivo, o outro por ser tão polémico.

Parabens pelo vosso site, continuem a ver e a criticar o cinema mundial.

Afonso Sousa